sábado, 12 de maio de 2012


Ontem o dia teve tudo para dar certo…

Um ambiente fantástico, um grupo de pessoas disponível e com vontade de aprender, objetivos de trabalho para dinamização de uma atividade conjunta e boa disposição, foram os ingredientes necessários para uma atividade  plena de dinamismo, descontração e muito trabalho desenvolvido.  
Como prometido, aqui ficam algumas imagens que podem servir de exemplo para o trabalho a realizar em torno dos festejos que pretendem vir a desenvolver.

Fig. 1
 
A primeira é um colete para homem feito com saco de plástico preto com algumas aplicações em plástico amarelo. Este trabalho pode também ser desenvolvido com folhas de jornal.



Fig. 2

A segunda imagem é uma saia de senhora, igualmente desenvolvida com saco do lixo preto com algumas aplicações de plástico amarelo.
 Tal como o colete dos senhores, também a saia pode ser feita com outros materiais.


Fig. 3

Na terceira fotografia estão as flores de cabelo das senhoras feitas com papel de seda preto e amarelo.



Fig. 4



Na quarta imagem temos o exemplo de um pequeno arco individual para desfile.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reciclagem de Tecidos

Voltando ao tema reciclar, aqui fica uma sugestão para reciclagem de tecidos, realizada com agulhas de pau.
Sacos de ombro elaborados com esta técnica de reciclagem.
Agulhas de pau, colhidas nos matos e trabalhadas manualmente.
Almofadas e vários trabalhos de reciclagem de tecidos.
Esta sugestão, vem uma vez mais reforçar a importância do fator tradição nas iniciativas que vamos apresentando.

A utilização das agulhas de pau para elaboração de tapeçarias com retalhos de tecido "velhos" é o legado de décadas de tradição no uso e desenvolvimento desta técnica de trabalho artesanal, que hoje adaptamos a projetos e a objetos um pouco mais utilitários.


Se fizer sentido, numa outra oportunidade, posso descrever o processo mais exaustivamente para que a oficina possa ser corretamente replicada.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Quinta do Armandito – Espaço Comunitário


As hortas comunitárias, espaços de trabalho e partilha social, têm vindo a ganhar terreno e marcam hoje uma presença incontornável de norte a sul do nosso país. Muitas são as experiências que impulsionadas por fatores sociais, culturais e económicos, pouco a pouco se vão  transformando em sítios não só de cultivo de bens de primeira necessidade, mas também em lugares de partilha, troca de experiências, convívio e interajuda.
A Quinta do Armandito é um destes exemplos. Surgiu a partir do projeto de estágio da Marta Costa,  enquadrado na licenciatura em Animação Socioeducativa da Escola Superior de Coimbra que gradualmente toma  lugar de relevo social na comunidade de Antanhol. Aqui ficam algumas das primeiras imagens de um trabalho que ainda está muito no início, mas que já deu bons frutos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campanha "Rolhas que dão Folhas"



Sobre a Reciclagem das Rolhas de Cortiça

Reconhecendo a importância e dinamismo que as escolas criaram em torno da campanha lançada em parceria com o Programa Green Cork - “Rolhas que dão Folhas”, o Continente decidiu estender o prazo de entrega de rolhas até ao dia 22 de maio.

Este desafio, envolve 840 escolas e mais de 300 mil alunos.

Até quase ao fim de maio, esta é a imagem que vamos poder continuar a ver em muitos balcões do continente.

Compostagem Doméstica

Porque a sustentabilidade é uma tarefa de todos, aqui fica mais uma sugestão de atividade escolar que leva as crianças ao desenvolvimento de boas práticas e a um compromisso com a natureza.










terça-feira, 1 de maio de 2012

Reutilização de Materiais


Atividade Escolar - “Saco Mágico”

O saco mágico é uma proposta de atividade muito simples de animação socioeducativa, que gira em torno da magia e criatividade dos alunos.

Numa primeira fase elaboramos alguns sacos com restos de tecido, para que cada aluno ou participante na atividade possa ter um saco.

Depois de termos os material necessário apresenta-se a atividade a todos os participantes dizendo que o saco que é distribuído a cada um é mágico e esse saco vai trazer consigo ao longo do ano muitas histórias, objetos e curiosidades.

O que se pretende com esta iniciativa é que haja um espaço onde os participantes possam semanalmente ou quinzenalmente trazer dentro do saco algo que seja importante para partilharem com os outros a história (magia) desse objeto. Um livro, um brinquedo, uma fotografia, um pequeno texto, etc.

Ao longo do ano e com o acompanhamento do animador, a atividade vai evoluindo até que no final cada participante consegue surpreender os colegas com as várias partilhas que faz.  

Aqui fica a sugestão de mais uma atividade que inclui a reutilização de materiais.