Oficina de Reciclagem de Rolhas de Cortiça
Participação no Programa Green Cork Escolas
Na iniciativa arquitetar com cortiça, onde é sugerida pela coordenação do programa a reciclagem das rolhas de cortiça de forma original e alternativa à reciclagem industrial, experimentámos criar objetos utilitários para que os resultados possam ter uma maior durabilidade.
Da primeira experiência resultou um porta-chaves e um porta-fotos com base numa flor trabalhada com rolha de cortiça e algumas aplicações de arame.
· Materiais Para a Oficina
Rolhas de Cortiça de Vários Tamanhos, X-ato Para Cortar as Rolhas, Tesoura, Alicate Pequeno, Arame de Alumínio Fino, Lixa Fina, Agulha Grossa, Botões, Linhas de Várias Cores, Cola Branca
· Como Fazer
1. Primeiro cortamos as rolhas de cortiça em rodas finas.
2. Depois, com a ajuda de uma tesoura, aparam-se as rodas de forma a ficarem com o formato de uma pétala.
3. De seguida lixamos as pétalas até ficarem o mais lisas possível.
4. O passo seguinte é colar as pétalas em grupos de cinco ou seis para formar uma flor que serve como base para vários trabalhos.
5. Depois com um pequeno alicate elaboram-se aplicações em arame que adicionamos à flor base feita em cortiça.
Neste trabalho a sugestão é arame mas podem-se fazer várias aplicações com materiais diferentes. Botões, linhas de várias cores, etc.
6. Depois de aplicadas as decorações pode-se pincelar toda a peça com cola de madeira e água para dar brilho e proteger a peça.
7. Finalmente com arame fazer as ligações entre as várias peças decorativas e montar o porta-chaves.
Gosto! É uma atividade criativa que sem dúvida levará o “jovem artista” a orgulhar-se com a sua obra, e parece-me que durante o processo, enquanto se divertiu, desenvolveu a sua capacidade de concentração, autocontrole no trabalho, pensamento intuitivo e trabalho em equipa porque enquanto fez o seu trabalho, observou o dos colegas e ajudou-os nas dificuldades.
ResponderEliminarPara além disso, como é indicado no corpo de texto, este trabalho contou ainda com uma forte preocupação na utilidade e durabilidade dos objetos criados. Não se trata de reciclar por reciclar, mas sim dar efetivamente nova vida às rolhas de cortiça. Este é um cuidado e preocupação que se deve ter cada vez mais em conta numa fase em que a reciclagem está tão divulgada e dinamizada. Mas sobre este ponto de vista, falarei noutra oportunidade...
Eliminar