Fig 1: Os primeiros resultados de um projeto já implementado. |
Embora a iniciativa não seja nova, as Hortas Escolares continuam a ser um espaço privilegiado de educação principalmente nas escolas das grandes cidades, que reúnam condições para as desenvolver.
Fig 2: O acompanhamento das várias fases pelas quais passou o projeto. |
Estas iniciativas permitem:
1) Promover espaços de aprendizagem em contexto prático, envolvente e motivador.
2) Articular conteúdos programáticos dos diferentes anos letivos de uma forma interdisciplinar e consolidadora de conhecimentos.
3) Promover valores pessoais e sociais como: autonomia, responsabilidade, respeito pela natureza, preservação de espaços partilhados, etc.
4) Promover o trabalho em equipa e a cooperação em projetos para o bem comum.
Fig 4: A aprendizagem através da monitorização e registos dos alunos. |
São projetos centrados em métodos maioritariamente experienciais de aprendizagem pela prática e descoberta, planificados e coordenados para permitir aos alunos uma participação ativa em todo o processo de forma pluridimensional, criativa e coletiva.
Pontos fortes a explorar nestes projetos:
1.Intervenção de Longa Duração – a duração das atividades em algumas situações pode trazer desinteresse e desmotivação. Neste caso, a continuidade no tempo permitiu um interesse cada vez maior e o desenvolvimento e consolidação das aprendizagens.
2.Prática Permanente – A forte componente prática tornou o trabalho mais motivante e participado.
3.Estimulantes Consecutivos – o acompanhamento das várias fases de desenvolvimento dos produtos da horta foi um fator determinante na ligação dos alunos ao projeto. Acompanhar todo o processo, permitiu que cada novo desenvolvimento fosse um estímulo para a continuidade do trabalho em busca de um resultado cada vez mais gratificante.
4.Desenvolvimento Sentido de Pertença – Os participantes criaram um sentido de pertença em relação ao projeto que facilitou a sua preservação e manutenção.
Enquanto animador este foi também um dos projetos mais motivantes e marcantes até ao momento.
Disponho de materiais de preparação de todo o projeto, disponibilizo se necessário.
Boa iniciativa!!!
ResponderEliminarÉ de pequenino que se torce o pepino :-)
Estas crianças sabem que o feijão não nasce não prateleiras do hipermercados.
Uma boa ideia para desenvolver em qualquer EB1
Olá!
EliminarÉ verdade Catarina, como disse na mensagem, esta não é uma iniciativa nova e tu sabes disso, mas certamente que continua a ser uma das mais educativas e estimulantes para os alunos. As aprendizagens e descobertas são constantes e continua a dar muito bons frutos quando corretamente planificada e dinamizada.
Olá Samuel, Meu nome é CARLA e sou professora de biologia em uma Escola Estadual de Ensino Médio no RN. Pesquisando sobre métodos de cultivos de horta e processo de compostagem encontrei o seu blog e lendo essa sua postagem sobre hortas, fiquei muitíssimo interessada no seu projeto e gostaria de saber como faço para adquirir o material que vc disse que disponibiliza. Ficaria muito grata se vc entrasse em contato comigo, para maiores esclarecimentos sobre esse projeto, tanto das hortas escolares como todo o processo de manejo das mesmas,pelo meu e-mail carlacristiane2009@hotmail.com
ResponderEliminardesde já, agradeço a atenção.