quarta-feira, 18 de abril de 2012

Orçamento Participativo no Contexto Escolar


O conceito de Orçamento Participativo encontra-se facilmente associado a projetos de desenvolvimento promovidos na sua grande maioria por autarquias e associações de âmbito local.
A proposta que aqui apresento - Projeto de Gestão Escolar Partcipativa, é o aproveitamento da metodologia de trabalho do Orçamento Participativo adaptada a iniciativas de animação escolar para o 2º e 3º ciclo.
O Orçamento Participativo, caraceriza-se por ser um processo voluntário, democrático, que apela à participação cívica, um processo mobilizador, transparente, que promove a igualdade de direitos e deveres, que permite que uma comunidade decida ativamente sobre o destino de uma verba que as autarquias locais disponibilizam e finalmente que a decisão seja respeitada e implementada.
Adaptando os princípios do OP ao Projeto de Gestão Escolar Participativa, pretende-se igualmente que os alunos participem ativamente na solução de alguns aspetos da gestão escolar através de sugestões à direção da escola e implementação das ações por esta aprovadas.
Projeto de Gestão Escolar Participativa 
Quadro Resumo de Intervenção
Algumas leituras em torno do conceito de Orçamento Participativo poderão ajudar a esclarecer a dinâmica proposta.



2 comentários:

  1. Gostava de conhecer os resultados da execução deste projeto numa escola. Estou em crer que o pleno envolvimento de toda a comunidade escolar nas discussões e tomadas de decisão seria preventivo dos problemas que hoje em dia conhecemos das escolas. Implementa e faz um estudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana! Acredito que este projeto poderá permitir que os alunos tomem consciência das dificuldades pelas quais as escolas passam para lhes dar a possibilidade de estudar, ainda que as condições possam não ser as melhores em algumas situações. Implicá-los no processo de tomada de decisão permitirá um maior envolvimento, conhecimento e compromisso com a escola.

      Eliminar